Módulo 1 - História da Iridologia/ Microsemiótica íridia/ Neurofisiologia e as Constituições Íridias


A Iridologia iniciou-se no século 19, com um jovem húngaro chamado, Ignats Von Peczley.

Quando tinha 11 anos quebrou acidentalmente a perna de uma coruja. Ao olhar nos olhos do animal, observou uma listra negra surgindo na íris. Von Peczley enfaixou a perna e cuidou do pássaro até que ele se restabelecesse e restituiu-lhe a liberdade. Mas o animal permaneceu no jardim por vários anos e Von Peczley, pode observar o aparecimento de linhas brancas e tortuosas, onde primeiramente havia aparecido a listra negra. Esta listra tornou-se finalmente um pequenino ponto preto, cercado por linhas brancas e sombras.

Quando Ignatz Von Peczley cresceu tornou-se um médico. Ele jamais esqueceu o incidente com a coruja. O trabalho em salas de cirurgia de hospital de sua universidade deu-lhe a oportunidade de observar as íris de seus clientes após acidentes e precedendo cirurgias.

Um estudo sobre as transformações nos olhos coincidindo com traumatismos, cirurgias ou doenças convenceu Von Peczley que havia um relacionamento reflexo entre os vários sinais na íris e o resto do corpo. Ele estudava certo que a íris reflete mudanças nos tecidos dos diversos órgãos e criou o primeiro mapa da íris, baseado em suas descobertas.

Em um ponto similar na história o Rev. Niels Lijequist, um clérigo sueco, descobria a relação existente entre o uso contínuo de várias drogas e as descolorações da íris do olho.

Extremamente doente quando jovem, Lijequist tomou maciças doses de quinina. Isto o levou a correlacionar o descoramento amarelo esverdeado de seu olho e o uso da quinina.

Constituições Íridias

Surgimento dos sinais na íris/topografia iridiana / mapas e sua evolução: Ignas Von Pekles, Siegfried Rizzi, Bernard Jensen e Silvano Sguario.

A coloração da íris e as constituições através da íris: Linfática - Hematógena - Mista - Hidrogenóide - Neurolinfática - Conectiva Frágil - Psórica - Carbonitronêgica – Tetânica.

A íris está intimamente ligada ao organismo pelos seguintes intermediários:
  • sistema nervoso;
  • sistema linfático;
  • sistema circulatório,
  • sistema respiratório;
  • sistema orgânico e proteico.
-Formas da B.S.N.A. = Sistema Nervoso Autônomo, Dilatada e Contraída.
-Formas de lacuna = Gigante, a folha, a gambo, a cigarro, negativa, aspargo, semi-lacuna, aberta, medusa, gêmeas, escada, lança, bico flor e escarpa.
-Sinais clássico presentes na região dos órgãos da íris=triângulo, pontos de defeitos I e II, rosário linfático, fibras algicas transversais I e II, anéis nervosos, anel de sódio, pigmentos urogenicos, ponte, linha V e raios solares.
-Fenomenologia Pupilar = miose, midriase, hipus, areflexia, anisocoria, Anisociclia e acoria.
-Coluna = representação pupilar.
-Topografia da Coluna = achatamentos da pupila:frontal, nasal superior, nasal, nasal inferior e ventral.
-Psoras = cores, nuances e formas.