Você dorme bem?

Uma boa noite de sono evita ganho de peso, retarda o envelhecimento e melhora a memória.

Não se engane com a aparente passividade do seu corpo enquanto dorme. Durante o sono existe uma intensa atividade do metabolismo e do cérebro, é como se o corpo e a mente estivessem sendo calibrados para que funcionem bem no dia seguinte.

Tudo começa quando o dia escurece. A melatonina, substância da sonolência começa a ser liberada.

Logo depois, na segunda fase do sono, os ritmos do coração e da respiração diminuem e a temperatura do corpo cai, essa é a fase em que realça a sensação de descanso.

Na terceira e quarta fase do sono, acontece uma baixa do cortisol (hormônio do estresse), nosso corpo precisa desse alivio. Já o hormônio do crescimento tem o maior pico de produção durante o sono. Por isso os bebês chegam a dormir mais de 14 horas.

As crianças e adolescentes, precisam em média 10 horas de sono.

E em os adultos, o hormônio de crescimento também está relacionado com o metabolismo. Um prejuízo nesta fase do sono pode alterar o funcionamento do organismo e colabora no sentindo de aumento de peso.

Outro momento fascinante e importantíssimo, é a fase do sono R.E.M, nessa fase o cérebro está muito estimulado, os batimentos do coração geralmente sobem e é quando sonhamos e damos ao cérebro a chance de PROCESSAR, ORGANIZAR e ARMAZENAR as informações do dia. A memória depende disso.

Antes da invenção da lâmpada a população dormia mais, em media de 9 á 10 horas por dia. Hoje em dia a média é de 6 á 7 horas. Isso também vem colaborando com o adoecimento das pessoas, pois aumentam os riscos cardiovasculares e tendência para diabetes, ajuda no acúmulo de açúcar no sangue, síndrome da fadiga crônica e fibromialgia.

Ou seja, quem dorme bem, vive mais e melhor!

Em mais de 30 anos de atendimentos em clínica, tenho observado que a insônia traz inúmeros malefícios a saúde humana. Vejo que essa patologia possui uma íntima relação com os sentimentos de insegurança e ansiedade.

Uma das melhores formas de tratamentos naturais que conheço é a utilização da Terapia Proteção e Equilíbrio. Esse conjunto de ações age rapidamente no organismo, trazendo confiança e segurança para as situações desagradáveis do dia-a-dia, aliviando a insônia e trazendo boas noites de sono.

Continue acompanhando nossas postagens para obter mais dicas de como dormir melhor.

Compartilhar

Buscar no Blog

Publicações Recentes

Receba em seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos exclusivos.