Perdão: o antídoto que remove o veneno do ressentimento

“Não é o que os outros fazem nem nossos próprios erros o que mais nos prejudica; é a nossa resposta. Se perseguimos a víbora venenosa que nos mordeu, a única coisa que conseguiremos será provocar que o veneno se estenda por todo o nosso corpo. É muito melhor tomar medidas imediatas para extrair o veneno.” (S. Covey).

O ressentimento é um sentimento parecido a uma reação emocional negativa ante um estímulo que é percebido como ofensa ao próprio eu e que permanece no interior do sujeito, de forma que se volta a vivenciar, a sentir uma e outra vez (se re-sente).

O evento agressivo fica armazenado no fundo da consciência, e quando não advertido, ali fica encubado, fermentando a sua amargura, infiltrando-se em todo o nosso ser e acaba sendo reitor de nossa conduta e de nossas menores reações. Este sentimento que não foi eliminado, mas que se reteve e passou a estar incorporado a nossa alma é o ressentimento.

Leia mais

Compartilhar

Os efeitos da Trofoterapia nas Constituições Iridológicas

Trofoterapia é a terapia através da alimentação, utilizada para desintoxicar ou restabelecer o equilíbrio do organismo humano, garantindo uma melhor qualidade de vida. O objetivo da trofoterapia é regular as funções orgânicas das pessoas, sem produzir efeitos colaterais e fazer com que o próprio organismo tenha condição de manter-se saudável com o uso de alimentos simples e naturais. Importante na trofoterapia é respeitar, entre outros, o princípio da combinação adequada de alimentos numa mesma refeição.

Segundo Maffei in Battello (2009): constituição é o conjunto anátomo funcional de um indivíduo, ou seja, os órgãos e, como eles funcionam, é a adaptação ao meio que se vive (Fenótipo), influenciada pela alimentação; vitaminas, vegetais e minerais. Segundo Margullis e Lovelock a terra é um ser vivo, até os minerais têm vida. Pode parecer que este conceito deixa de levar em consideração os fatores psíquicos na gênese dos desiquilíbrios, no entanto, mesmo as doenças psicossomáticas afetam os órgãos de choque ou órgãos sensíveis.

Leia mais

Compartilhar

Traumas Emocionais

Sabemos que muitas doenças existentes têm como fundo, o emocional, muitas das reações biológicas são derivadas de determinados estados psíquicos disfuncionais, estes podem ser traumas ou choques.

Vários são os fatores que levam as pessoas a desenvolverem sintomas emocionais, tais como: bipolaridade, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), angústia, medo, síndrome do pânico, depressão, fobias, claustrofobia, ansiedade e doenças Psicossomáticas.

Leia mais

Compartilhar

Buscar no Blog

Publicações Recentes

Receba em seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos exclusivos.